Huawei divulga Relatório Anual de 2023: Desempenho de acordo com as previsões

2024.04.02

[Shenzhen, China, 02 de abril de 2024] A Huawei divulgou o seu Relatório Anual de 2023. A empresa relata que o seu desempenho esteve em linha com as previsões, tendo gerado 704,2 bilhões de CNY (US$ 97,3 bilhões) em receitas e 87 bilhões de CNY (US$ 12 bilhões) em lucros líquidos. Ao longo do último exercício, o negócio de infraestruturas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Huawei permaneceu sólido e o seu negócio de consumo cumpriu as expetativas. Os negócios de computação na nuvem e de energia digital cresceram de forma contínua, e o negócio de soluções automóveis inteligentes iniciou a sua distribuição em grande escala.

A Huawei valoriza a pesquisa e a inovação. Em 2023, a empresa reinvestiu 164,7 bilhões de CNY (US$ 22,7 bilhões) em Pesquisa e Desenvolvimento, o que representou 23,4% da sua receita anual. No seu todo, o investimento em P&D da empresa ao longo da última década ascende a 1,11 trilhão de CNY (US$ 139,8 bilhões).

"O desempenho da empresa em 2023 esteve em linha com as previsões", afirmou Ken Hu, Presidente Rotativo da Huawei. "Os últimos anos foram desafiantes. Mas, ultrapassámos todos os desafios que nos foram propostos e conseguimos crescer. A confiança e o apoio dos nossos clientes, parceiros e amigos em todo o mundo ajudaram-nos a não desistirmos, a continuarmos em frente e continuarmos a crescer."

Receita de 2023 por negócio

O negócio de infraestruturas de TIC gerou 362 bilhões de CNY (US$ 50 bilhões), um aumento de 2,3%. O negócio de consumo registou 251,5 bilhões de CNY (US$ 34,7), um aumento de 17,3%. O negócio de computação na nuvem gerou 55,3 bilhões de CNY (US$ 7,6 bilhões), um aumento de 21,9%. O negócio de energia digital teve ganhos de 52,6 bilhões de CNY (US$ 7,2 bilhões), um aumento de 3,5%. O negócio de soluções automóveis inteligentes gerou 4,7 bilhões de CNY (US$ 649,9 milhões), um aumento de 128,1%.

No futuro, a Huawei vai continuar a investir em tecnologia e na inovação aberta para fazer progredir a tecnologia e ajudar na modernização dos diferentes setores. A empresa está empenhada na qualidade dos seus produtos e vai trabalhar intensamente para fazer da qualidade um dos seus principais pilares competitivos. No seu compromisso com 9,5 milhões de programadores e 46.000 parceiros do ecossistema em todo o mundo, a Huawei promove vivamente uma colaboração aberta e em ajudar os outros a terem êxito. Com esta abordagem, a empresa vai continuar a focar-se no desenvolvimento das principais tecnologias de TIC, bem como na construção de capacidades de plataforma para sistemas de hardware complexos e de software sofisticado, abertos aos parceiros para promover a partilha de êxito.

"Um novo percurso espera por nós em 2024", afirmou Hu em jeito de conclusão. "Vamos criar um maior valor para os nossos clientes e para a sociedade, através da promoção de uma inovação aberta, da construção de ecossistemas prósperos e no êxito assente na qualidade. Neste momento, gostaria de agradecer a todos os que se juntaram a nós e que se juntarão a nós ao longo deste percurso. Juntos, vamos criar algo extraordinário. Vamos construir um mundo inteligente e totalmente ligado."

Todas as demonstrações financeiras no Relatório anual de 2023 foram auditadas de forma independente pela KPMG, uma empresa de contabilidade internacional integrante da Big Four. Consulte https://www.huawei.com/en/annual-report/2023 para carregar o Relatório anual de 2023.

Nota: a taxa de câmbio de fechamento de 2023 é US$1,00 = CNY7,0808

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:

Contato de imprensa:

FSB Comunicaçãohuawei.fsb@fsb.com.br